O consulado da Rússia na cidade de Marselha, no sul da França, foi alvo de um ataque com explosivos na manhã desta segunda-feira (24). Segundo informações da mídia europeia, três projéteis foram lançados sobre o muro do edifício diplomático, sendo que dois explodiram no jardim da propriedade e um terceiro foi desativado pelas autoridades locais. O incidente não deixou feridos, disse a polícia francesa.
O ataque ocorre exatamente no dia em que se completam três anos da invasão russa na Ucrânia. De acordo com a agência Reuters, investigadores franceses estão analisando o conteúdo do material utilizado para o ataque.
A Rússia classificou o episódio como um possível “ataque terrorista” e cobrou um posicionamento firme do governo francês.
“As explosões no território do Consulado-Geral da Rússia em Marselha têm todas as características de um ataque terrorista”, declarou Maria Zakharova, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, segundo a agência estatal TASS.
Segundo a Reuters, o Kremlin afirmou que está pressionando a França por respostas sobre as medidas de segurança em torno da representação diplomática russa no país. Moscou também exigiu uma investigação detalhada sobre o ocorrido.
De acordo com relatos, os funcionários do consulado foram mantidos dentro do prédio enquanto equipes especializadas em desativação de explosivos faziam a varredura no local. O perímetro foi isolado para garantir a segurança da área.
Até o momento, as autoridades francesas não divulgaram detalhes sobre suspeitos ou possíveis motivações para o ataque.