Nesta semana, a previsão do tempo para as áreas produtoras de soja no Brasil indica um cenário favorável para os trabalhos em campo em várias regiões do país. A situação é positiva nas áreas que vinham enfrentando excesso de chuvas. Nessas regiões, o tempo mais firme a partir de amanhã vai permitir que o trabalho avance sem maiores dificuldades.
A melhoria do tempo também chega a Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul após a passagem das áreas de instabilidade, o que facilita as operações. Porém, na porção oeste de Mato Grosso, a chuva continua e pode prejudicar os trabalhos. No Rio Grande do Sul, o clima também deve ser mais chuvoso, com a chegada de uma nova frente fria a partir de quarta-feira, mas essa chuva não atingirá todas as regiões produtoras.
Na região do Matopiba, a concentração de chuvas será mais forte no norte, o que não deve dificultar o avanço das atividades. O estado do Pará, por outro lado, merece atenção, pois há previsão de chuvas, com acumulados podendo ultrapassar os 100 mm em 5 dias, afetando as operações.
No Sudeste, a chuva começa a dar trégua, com Minas Gerais e boa parte de São Paulo experimentando tempo mais seco, o que permitirá a retomada das atividades. No sul, o Oeste do Paraná e de Santa Catarina recebem boas chuvas, o que ajuda a recuperar as lavouras que estavam sofrendo com déficit hídrico. No entanto, a chuva que chega ao Rio Grande do Sul não deve ser suficiente para beneficiar significativamente as lavouras em desenvolvimento.
Por fim, a próxima semana deverá ser de tempo seco no Centro-Sul, o que beneficia as colheitas em andamento. Já no estado de Mato Grosso seguirá enfrentando problemas com o excesso de umidade, com mais chuvas previstas para fevereiro, março e até meados de abril, impactando as operações na região.