Adversário do São Paulo na estreia da CONMEBOL Libertadores, em partida que terá transmissão ao vivo do Disney+, o Talleres é o que se chama de “pedra no sapato” dos brasileiros. De seis anos para cá, a equipe argentina contribuiu diretamente para “acabar” com o trabalho de dois técnicos do Tricolor.
Em 2019, os times duelaram pela segunda fase da Copa Libertadores, antes da fase de grupos, e o Talleres aprontou. Mesmo com estrelas como Hernanes, Nenê e Diego Souza no elenco, o São Paulo perdeu por 2 a 0 na Argentina e foi eliminado com empate sem gols no Morumbis.
A saída precoce da maior competição da América do Sul resultou em grandes mudanças no São Paulo. Apesar de bancado por Raí, executivo de futebol do clube na época, André Jardine foi demitido horas depois da desclassificação. Hoje bem-sucedido no México, o técnico viu o trabalho interrompido após poucos meses e decidiu se aventurar pelo exterior.
Cinco anos depois, Talleres e São Paulo voltaram a se encontrar na Libertadores, desta vez na fase de grupos. A primeira rodada colocou os dois frente a frente, em mais um jogo que decretou o futuro de um técnico tricolor.
Em Córdoba, o São Paulo perdeu três jogadores por lesão ainda no primeiro tempo. Rafinha e Lucas Moura tiveram que ser substituídos antes dos 30 minutos. Na reta final, Wellington Rato sentiu um problema e também precisou sair, mas Thiago Carpini optou por esperar o intervalo e não gastar uma nova janela de substituição.
O técnico deu “azar” e viu o Tricolor sofrer um gol nos acréscimos da primeira etapa. O Talleres venceria a partida por 2 a 1, e a pressão sobre Carpini, que já era grande pela eliminação para o Novorizontino, no Campeonato Paulista, ficou praticamente insustentável.
O trabalho durou mais três partidas até Carpini ser oficialmente demitido e dar lugar a Luis Zubeldía. O curioso da história é que, antes de mais um embate com o Talleres, o novo treinador também chega sob críticas.
Zubeldía ouviu gritos de “burro” após o empate sem gols com o Sport, sábado (29), na estreia do Campeonato Brasileiro. A meta é dar a volta por cima na abertura da Libertadores, o que daria uma sobrevida ao argentino. Uma derrota, porém, não seria nada bom pensando no histórico do confronto.
Onde assistir a Talleres x São Paulo?
Talleres x São Paulo nesta quarta-feira (2), às 21h30 (de Brasília), terá transmissão do Disney+.