O São Paulo estreia na CONMEBOL Libertadores na noite desta quarta-feira (2), às 21h30 (de Brasília), contra o Talleres, da Argentina, em partida que terá transmissão ao vivo do Disney+. Porém, para conseguir um bom resultado, o Tricolor terá que superar um de seus maiores “fantasmas”: a cidade de Córdoba.
Fundada em 1573 e a quase 700 km de distância de Buenos Aires, Córdoba é a segunda cidade mais populosa da Argentina e capital da província de mesmo nome. Apaixonado por futebol, com menções ao esporte por todos os cantos, o distrito é o lar de quatro tradicionais times do país: Belgrano, Instituto, Racing e Talleres.
Além dos clubes, a cidade também é conhecida por ter “dado vida” a uma das maiores lendas do futebol argentino: Mario Kempes. O ex-atacante marcou época na Albiceleste, sendo o principal destaque da primeira conquista de Copa do Mundo do país, em 1978.
Não à toa, por mais que o ex-jogador tenha começado a carreira profissional no Instituto, o estádio do Talleres foi rebatizado para Mario Alberto Kempes em 2010, uma homenagem a um dos maiores ícones da província.
Pesadelo do São Paulo
Apesar de charmosa, a fanática cidade não traz grandes lembranças ao torcedor são-paulino. Foram quatro jogos em Córdoba, com três derrotas e apenas um empate, com um gol marcado e seis sofridos.
Uma das derrotas mais doloridas para os tricolores no passado recente foi justamente no estádio desta quarta. Em 2022, o São Paulo dirigido por Rogério Ceni enfrentou o Independiente del Valle pela grande final da CONMEBOL Sul-Americana. A equipe equatoriana teve amplo domínio e venceu o duelo por 2 a 0 para confirmar o título.
Outro grande revés foi em 2019. Pela fase prévia da Libertadores, o São Paulo encarou o Talleres e acabou eliminado. O revés por 2 a 0 na Argentina e o empate sem gols no Morumbis tiraram as chances da equipe paulista disputar a fase de grupos da competição.
A última visita foi justamente no ano passado. Também pela estreia da Libertadores, o Tricolor voltou a medir forças contra o Talleres em Córdoba. Mais uma vez, a história não acabou bem para os brasileiros: derrota de 2 a 1, além de uma lista de contundidos (Rafinha, Lucas e Wellington Rato, todos no primeiro tempo).
Lembranças boas a Zubeldía
Atual técnico do São Paulo, Luis Zubeldía, diferentemente do clube que comanda, já conseguiu bons resultados na cidade. Inclusive, o treinador nunca perdeu para o Talleres, rival desta quarta-feira. Foram sete jogos, com cinco vitórias dos seus times e dois empates.
Em entrevista exclusiva à ESPN, o técnico abriu o jogo sobre como é disputar uma partida em Córdoba e explicou que a “alma futebolística” da cidade é realmente diferente das outras.
“Sempre quando você joga contra Talleres, contra o Central Córdoba, encontra uma cidade muito ‘futebolística’. As torcidas são muito fanáticas, são várias equipes importantes. Talleres e Belgrano são dois dos mais importantes, mas também tem o Instituto, o Racing de Córdoba. É uma província. Sempre gostei de jogar lá”, revelou o treinador.