Data e Hora

comitiva com mais de 1,3 mil cabeças de gado brangus cruza 360 km do Pantanal

Pela primeira vez, em pleno pico do verão, uma comitiva de gado brangus está cruzando o Pantanal brasileiro. São mais de 1,3 mil cabeças que saíram no dia 10 de janeiro da Fazenda Bandeirantes, em Aquidauana (MS), rumo à Fazenda Aparecida, em Corumbá (MS).

Ao todo, as 1.270 novilhas e os 61 touros – que serão utilizados para reprodução – devem trilhar 360 quilômetros até o destino. A previsão é de que a jornada termine na segunda-feira (10).

A comitiva é comandada por Pantaleão Flores, que acumula anos de experiência na atividade, e conta com oito pessoas, incluindo ponteiro, capataz, cozinheiro e peões.

“Essa primeira viagem transportando gado Brangus é uma experiência nova para nós. Na hora que esquenta muito o sol a gente faz umas paradas, mas o gado é bom de mexer, manso e tem uma carne especial”, avalia Flores.

O diretor de Marketing da Associação Brasileira de Brangus, João Paulo Schneider, o Kaju, afirma que a comitiva chama atenção por onde percorre. “Este trajeto é comumente cruzado por rebanhos brancos e azebuados. O preto do brangus vem causando admiração pelos lugares onde passa por ser justamente um recorde se considerarmos uma espécie distinta do nelore. Para a Associação Brasileira de Brangus, é uma grande satisfação acompanhar este feito de um criador que há muito tempo trabalha com a raça e está satisfeito com a entrega que a mesma proporciona na criação extensiva no Pantanal”, destaca o diretor da entidade.

Sem caminhão

De acordo com a Fazenda Bandeirantes, a escolha pela travessia deve-se às condições de difícil acesso nas estradas da região. O gado é nascido e criado há várias gerações na sub-região do Rio Negro e está sendo apenas transferido para a sub-região do Paiaguás, conhecida por apresentar umas das cheias mais intensas do Pantanal.

Comitiva gado Brangus Pantanal
Escolha pela não utilização de caminhão no transporte deve-se às condições das estradas na região

Tradição

A propriedade trabalha há 37 anos com a raça no Pantanal sul-mato-grossense e colhe resultados positivos com a criação. O gado brangus pasta nos brejos banhados, característico da região pantaneira, além de apresentar qualidade de carne, docilidade e longevidade das fêmeas.

Canal Rural

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress