Data e Hora

Ciro Nogueira diz que parte do PP não quer seguir com Lula na próxima eleição

O presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), afirmou nesta segunda (20) que a “grande maioria do partido” continua sendo oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo tendo um ministro na Esplanada dos Ministérios.

“Para nós isso não tem efeito. Não participamos de indicação, não tem nada partidário. A grande maioria do partido continua querendo ser oposição”, disse o senador.

O PP faz parte da base de Lula com o ministro André Fufuca, na pasta do Esporte, e pode ganhar mais espaço durante a reforma ministerial prevista para as próximas semanas. Há a expectativa de que o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), seja acomodado no governo após deixar o cargo em fevereiro.

A escolha seria para cumprir compromissos acertados pela articulação política para o andamento de projetos considerados importantes pelo governo nos últimos dois anos – embora alas do PT e do próprio governo sejam contra. Como Lira é do PP, a entrega de uma pasta também seria para manter o partido junto a Lula na próxima eleição presidencial.

“O Arthur sabe que eu sou contra [ele ir para o ministério]. Não é fazendo uma reforminha que esse governo vai mudar. Esse governo tem de virar a chave, em vez de só olhar para trás”, disparou Ciro Nogueira negando qualquer conversa com Lula durante o mandato.

A tão falada reforma ministerial deste começo de ano já começou com a troca de Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação Social (Secom) e deve continuar com cargos na mira dos partidos do centrão. Estão na banca de apostas Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Nísia Trindade (Saúde), entre outros.

O objetivo da reforma será acomodar os partidos que já são da base aliada e que tiveram um bom desempenho nas eleições municipais do ano passado – principalmente o PSD, que saiu vitorioso com 887 prefeituras, seguido pelo MDB (856) e o próprio PP (747).

República

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress