O presidente Gabriel Boric decretou estado de exceção por catástrofe e impôs um toque de recolher no Chile a partir das 22h (horário local) desta segunda-feira (25) devido ao apagão massivo que atinge grande parte do país. A medida foi anunciada após sucessivas tentativas frustradas de restabelecimento da energia.
De acordo com o Infobae, o ministro da Energia do Chile, Diego Pardow, confirmou que já foram feitos esforços para reconectar o Sistema Elétrico Nacional, mas todos sem sucesso. Segundo ele, falhas em várias centrais e no SCADA, sistema responsável por interligar a transmissão elétrica, impediram a retomada do fornecimento.
“Estamos realizando uma quarta tentativa para repor o fornecimento de maneira geral entre as regiões de Arica [norte do Chile] e Los Lagos [sul]”, declarou Pardow durante entrevista coletiva ao lado da ministra do Interior, Carolina Tohá.
“Se mantém o corte de energia elétrica entre as regiões de Arica e Los Lagos. O presidente da República decidiu declarar o estado de exceção por catástrofe. Foi iniciada a tramitação necessária para essa medida, e ela será efetivada de forma imediata”, disse a ministra Tohá.
O governo determinou o envio de três mil militares para patrulhar as ruas e garantir a segurança durante o período do toque de recolher. O subsecretário de Defesa, Ricardo Montero, explicou que os efetivos serão distribuídos em todo o território que foi afetado pelo apagão.
As autoridades ainda não esclareceram a causa exata do apagão. A Cordenador Elétrico Nacional, órgão responsável por supervisionar e garantir a segurança do sistema elétrico chileno, afirmou que nenhuma hipótese pode ser descartada até o momento, e que um protocolo de investigação já em andamento ajudará a determinar o motivo por trás do evento. A nova posição contrasta com a declaração anterior de Tohá, que havia descartado a possibilidade de possíveis ataques aos serviços.
O apagão está gerando caos em diversas cidades. Houve problemas no trânsito, hospitais e aeroportos estão funcionando neste momento por meio de geradores e sistemas de telecomunicações foram fortemente afetados.