A CBF publicou na manhã desta terça-feira (22) o áudio da conversa de Rafael Rodrigo Klein, árbitro de campo, e Daniel Nobre Bins, responsável pelo VAR, no lance do pênalti assinalado a favor do Bahia contra o Ceará, que deu a vitória ao time baiano por 1 a 0, na última segunda-feira (21), na Arena Fonte Nova.
O lance gerou forte polêmica, principalmente por ter acontecido no último lance do confronto. A princípio, Klein não marca a penalidade e aponta apenas o tiro de meta. Porém, no vídeo, Bins entende que houve um contato faltoso do defensor no atacante e sugere a revisão.
No vídeo, Klein reitera que, para ele, não houve a penalidade e que o defensor está em uma “passada normal”. No vídeo, Bins argumenta que existe um “risco assumido” por parte do atleta do Ceará. Com isso, o árbitro de campo entende que houve uma imprudência e apita o pênalti a favor do Bahia.
Com a vitória, o time de Rogerio Ceni subiu para o 13° lugar com seis pontos. O Ceará está em 5°, com sete pontos.
Veja abaixo o diálogo entre os árbitros:
Rodrigo Rafael Klein: “Para mim é meta”
Daniel Nobre Bins (VAR): “Eu vou te sugerira revisão para você vir olhar”
Daniel Nobre Bins (VAR): “Tem um contato na perna dele. Você vai ter que analisar o impacto depois se causa essa queda dele. Tem o contato”.
Daniel Nobre Bins (VAR): Tem um impacto da perna dele. Você analisa esse impacto.
Rodrigo Rafael Klein: OK, mas ele (defensor) está numa passada normal e tem a perna do atacante que trança na perna de uma passada normal do defensor.
Daniel Nobre Bins (VAR): Mas, analisa se assume o risco ou não.
Rodrigo Rafael Klein: Ele está numa passada normal.
Daniel Nobre Bins (VAR): Analisa o risco assumido…
Rodrigo Rafael Klein: OK, então é de forma imprudente. Acaba sendo de forma imprudente e acaba tendo um impacto. Para mim, sem cartão e tiro penal.