Data e Hora

Casa Branca confirma tarifas contra México, China e Canadá

A Casa Branca afirmou nesta sexta-feira (31) que o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 25% sobre o México e o Canadá e de 10% sobre a China continua em andamento.

Em entrevista coletiva, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que esteve pouco antes no Salão Oval com Trump e confirmou que as tarifas serão implementadas amanhã em retaliação ao que Washington considera ser a permissividade desses países em permitir a entrada de fentanil nos EUA.

“As tarifas entrarão em vigor amanhã no Canadá, e a razão para isso é que tanto o Canadá quanto o México permitiram uma invasão sem precedentes de fentanil ilegal, que está matando cidadãos americanos, assim como imigrantes ilegais que entram em nosso país”, disse Leavitt.

Ela explicou que essas tarifas serão “implementadas e entrarão em vigor” amanhã, sábado, 1º de fevereiro, conforme prometido pelo presidente.

Nesta quinta-feira (30), Trump declarou a jornalistas que mantinha os planos de impor tarifas de 25% sobre Canadá e México a partir de sábado, embora ainda estivesse considerando a possibilidade de impor ou não sobretaxas ao petróleo que esses dois países exportam para os Estados Unidos.

Questionada a respeito, Leavitt disse que não tinha informações atualizadas sobre se o presidente havia decidido conceder uma exceção para as exportações de petróleo de México e Canadá.

De acordo com os últimos dados disponíveis da Administração de Informações sobre Energia (EIA), os EUA importaram quase 4,6 milhões de barris de petróleo por dia do Canadá e 563.000 barris do México em outubro de 2024. Durante aquele mês, a produção diária de petróleo nos EUA foi de cerca de 13,5 milhões de barris.

A iminente imposição de tarifas por Washington gerou incertezas tanto no México quanto no Canadá.

Pela manhã, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que está deixando o cargo, advertiu que o Canadá responderá “com força” imediatamente se os EUA começarem a cobrar tarifas sobre as exportações canadenses, o que gerou uma declaração da porta-voz da Casa Branca.

“Acho que Justin Trudeau faria bem em falar diretamente com o presidente Trump antes de fazer comentários tão exagerados para a imprensa”, disse Leavitt. 

Mundo

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress