Cláudio Caçapa está de volta ao Botafogo como auxiliar permanente na comissão técnica alvinegra. Só que a passagem do profissional pelo RWD Molenbeek, da Bélgica, não foi das melhores.
Em 2023, o ex-zagueiro comandou o Glorioso interinamente após a saída do português Luís Castro e o desempenho não poderia ter sido melhor: quatro vitórias em quatro jogos disputados.
Após a saída do clube carioca, o treinador assumiu o Molenbeek, que também faz parte da holding de John Textor, mas a passagem pela Europa não deixou saudades.
Anunciado pelos belgas em julho de 2023, Caçapa foi demitido em fevereiro do ano seguinte depois de uma sequência de oito jogos sem vitória.
Em 28 partidas, foram 14 derrotas, sete empates e sete vitórias, um aproveitamento de apenas 33%. Ao final da temporada, o clube terminou rebaixado para a segunda divisão.
Agora, de volta ao Botafogo, o comandante tem a missão de reconduzir a equipe ao caminho das vitórias até a definição de um novo treinador. Já Carlos Leiria, que estava à frente da equipe até o momento, retomará seu trabalho com a base.
Sob seu comando, o clube carioca venceu Vasco, Grêmio e Red Bull Bragantino pelo torneio nacional, além do Patronato, da Argentina, pela CONMEBOL Sul-Americana.