Data e Hora
Terça-Feira, 01/Abril/2025

Brasileirão terá regra contra cera de goleiros e protocolo anti-racismo

O Campeonato Brasileiro se inicia neste sábado (29) com algumas mudanças de regras e instruções para as arbitragens das partidas. A principal delas é uma medida que visa diminuir a cera dos goleiros. A partir de agora, os goleiros terão oito segundos para fazerem a reposição da bola. Caso não o façam, um escanteio deve ser marcado para a equipe rival.

Anteriormente, a regra previa que os goleiros tinham seis segundos para reposição ou um tiro livre indireto seria marcado. Acontece que essa era uma marcação raramente feita pelos árbitros. Tal regra será adotada pela Fifa a partir de junho, mas a CBF decidiu antecipar seu uso para garantir a idoneidade da competição.

Outra regra que sofreu alteração diz respeito a lances em que a arbitragem marca bola ao chão fora da área. Nesses casos, o juiz deve ceder a posse ao time que claramente já tinha ou teria a posse de bola. Caso não ocorra certeza, a bola será dada ao time que a tocou por último.

Em partidas com VAR ou tecnologia de câmera na linha do gol, os assistentes deverão ficar posicionados na direção da marca de pênalti na linha lateral para avaliação de impedimentos.

A quarta grande mudança já foi vista em partidas do Campeonato Paulista. A partir de agora, 15 bolas serão posicionadas em cones ao redor do campo para facilitar em lances de lateral. A medida vale também para a Série B.

CBF ‘estreia’ nova comissão de arbitragem

Após a demissão de Wilson Luiz Seneme, a arbitragem será chefiada por uma equipe de sete pessoas Rodrigo Martins Cintra, que será o coordenador, Luiz Flávio de Oliveira, Marcelo Van Gasse, Fabrício Vilarinho, Luis Carlos Câmara Bezerra, Eveliny Almeida e Emerson Filipino Coelho.

A função dessa comissão é criar um ranking para a escalação dos árbitros, com a lista sendo atualizada para apontar os profissionais que possuem as melhores atuações e os melhores rankeados designados para partidas mais importantes.

Além disso, Sandro Meira Ricci estará ao lado do argentino Néstor Pitana e do italiano Nicola Rizolli em um comitê de consultores internacionais que fará avaliações semanais do quadro nacional de árbitros.

Protocolo de Combate ao racismo

O Campeonato Brasileiro ainda terá o protocolo antirracista implementado pela Fifa, com o procedimento consistindo em os jogadores fazerem um gesto mostrando os braços cruzados na altura dos punhos com mãos estendidas e dedos esticados para os árbitros para alertarem sobre insultos raciais.

www.espn.com.br – FUTEBOL

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress