O senador e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira (PP-PI), entrou na discussão sobre a candidatura do Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) à presidência do Senado Federal. Em postagem feita em seu perfil no X, Nogueira sugeriu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que defende o apoio do partido a Davi Alcolumbre (União-AP), “pare de se preocupar com coisa inútil”.
“Presidente Jair Bolsonaro, pare de se preocupar com coisa inútil. Esse astronauta só é o que é graças ao senhor. E está só mostrando o tamanho da ingratidão e da traição. Se for candidato, vai ter o mesmo número de votos que teria se fosse de foguete sozinho para a lua: só o dele!”, postou.
Ex-presidente criticou candidatura de Pontes, que retrucou: “arrogância pode fechar portas”
Bolsonaro criticou a iniciativa de Pontes de se lançar à presidência do Senado. Para o ex-presidente, que defende Marcos Pontes como vice-presidente, ao disputar o comando da Casa Alta do Congresso Nacional o senador do PL estaria atrapalhando os planos da direita no Brasil. Entre esses planos estaria a anistia aos presos do 8 de janeiro.
“Se nós tivermos a vice do Senado, se o projeto da anistia passar por lá, nós teremos força para colocar na Ordem do Dia. Como está agora é força zero. Essas pessoas vão continuar presas aqui em Brasília, sofrendo por 17 anos de cadeia. Você está pensando somente em você. É lamentável isso daí. Isso fortalece o outro lado, por causa de uma ambição pessoal”, disse Bolsonaro.
Mais cedo, Pontes fez uma postagem em seu perfil no X na qual reafirmou ser candidato à presidência do Senado. “A arrogância pode fechar portas, mas a humildade sempre abrirá as janelas da sabedoria para novos horizontes. Pense, viva e aprenda”, postou o senador paulista.
Candidatura foi anunciada em outubro de 2024
O anúncio da candidatura do senador Astronauta Marcos Pontes foi feita no fim de outubro de 2024. O senador paulista destacou que a decisão foi “pessoal”, não do partido. O PL deve apoiar o senador Davi Alcolumbre (União-AP) na disputa, que ocorre em fevereiro de 2025.
Durante o discurso de lançamento de sua candidatura, o parlamentar disse que se dedicou “incansavelmente ao trabalho legislativo”, com a “missão de ajudar o desenvolvimento do país e a qualidade de vida dos brasileiros”.
“Contudo, apesar de todos os esforços, apesar das conquistas alcançadas, é impossível ignorar um sentimento crescente que ressoa não só entre meus eleitores, mas em todos os cantos do Brasil”, afirmou.