Data e Hora

Bolsonaro compara brasileiros ilegais nos EUA a invasores do MST

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (23) que concorda com a nova política de deportação imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mesmo que sejam brasileiros ilegais. O republicano, que assumiu o governo na segunda-feira (20), ampliou a possibilidade de expulsão de imigrantes ilegais.

Questionado especificamente sobre brasileiros que buscam uma vida melhor nos EUA, Bolsonaro comparou a situação com invasões de terras pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

“É a regra do jogo, é a casa dele, ele faz as regras. É a mesma coisa você [perguntar]: ‘Que que tu acha do MST invadir uma fazenda, eles devem permanecer lá dentro ou não? Eles estão atrás de oportunidade, não tinham onde plantar?’ E o dono da fazenda, como é que fica? Então tem que ser dessa maneira”, afirmou o ex-presidente em entrevista à CNN Brasil nesta tarde.

“Quem quer ir que busque uma maneira legal, temos muitos brasileiros de forma legal lá. Conversando com os brasileiros, eles eram também favoráveis a não deixar aquela fronteira aberta, especialmente, como o Biden deixou com o México”, acrescentou.

Trump também pretende eliminar o direito à cidadania automática por nascimento no caso de filhos de imigrantes ilegais ou com status de imigração temporária. A medida foi contestada na justiça por diversos estados.

O Itamaraty estima que 2 milhões de brasileiros vivem nos EUA. Desse total, 230 mil estariam de forma irregular no país e podem ser afetados pelas novas regras.

“Lá é a casa dele, aqui é a nossa, quem não está de forma legal tem que buscar uma maneira de se legalizar. Não são apenas brasileiras, se calcula que tenham mais de 10 milhões de ilegais lá. Uma parte disso foi gente que não tinha qualquer qualificação para ir e empurraram para lá muitos tipos de gente, que frequentavam até presídios em outros países. Então ele está fazendo a coisa certa”, disse Bolsonaro.

República

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress