Data e Hora

Avião com brasileiros deportados dos EUA pousa em Manaus

O primeiro voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos já sob o governo de Donald Trump pousou em Manaus (AM), na noite desta sexta (24) com 88 pessoas, mas sem relação com a nova política de imigração decidida por ele ao tomar posse na última segunda (20).

A previsão era que o avião pousasse no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), no entanto, por questões de problemas técnicos o avião pousou no aeroporto de Manaus.

A informação foi divulgada pela BH aiport, concessionária que administra o aeroporto de Confins, segundo o Metrópoles. Inicialmente, a empresa afirmou que foi necessário fazer manutenção na aeronave em Manaus, mas depois relatou o cancelamento do voo para a Grande Belo Horizonte.

Ainda não há previsão de quando a aeronave poderá decolar novamente nem a causa do problema técnico.

O Itamaraty informou à Gazeta do Povo que o voo faz parte de um entendimento entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos firmado em 2017, ainda sob a gestão do então presidente Michel Temer (MDB), que estabeleceu que brasileiros autuados pelas autoridades americanas só podem ser deportados após o esgotamento de todos os recursos possíveis para continuarem lá.

Ainda segundo o Itamaraty outros voos ocorrerão ainda sob esse entendimento de 2017 “até segunda ordem” da nova política de imigração de Trump. O Itamaraty ainda não se pronunciou sobre o pouso antecipado em Manaus.

De acordo com informações da CNN Brasil, os passageiros foram retirados da aeronave e colocados em uma sala do aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus.

A primeira ação das autoridades brasileiras foi entrar em contato com as autoridades americanas para confirmar se haverá o envio de um novo avião com deportados. Isso porque, segundo os procedimentos estabelecidos, esses cidadãos só seriam recebidos oficialmente no Brasil na cidade de Belo Horizonte. A decisão será definida, após uma reunião marcada para essa noite em Manaus.

República

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress