Data e Hora

Aprovados e aprovadas no CPNU celebram resultados do concurso nas redes sociais — Agência Gov

Resultados foram divulgados pelo Ministério da Gestão nesta terça-feira (4/2). Concurso ofereceu 6.640 vagas para 21 órgãos e entidades da Administração Pública Federal

A divulgação do resultado do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) nesta terça-feira, dia 4, promoveu uma avalanche de comentários nas redes sociais do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Apenas uma hora depois da divulgação, a postagem com a indicação dos resultados no Instagram do ministério já contava com mais de 100 comentários , muitos deles de candidatos e candidatas celebrando sua tão sonhada aprovação. “Obrigada! Viva o SUS”, “Partiu BSB”, “Feliz Demais. Melhor momento da Vida”, Filha da classe trabalhadora, prounista e futura auditora fiscal do trabalho!”, foram algum as das comemorações .

Em vídeo, a ministra Esther Dweck desejou boas-vindas aos aprovados. “ Para todo mundo que passou, quero dizer que e stamos ansiosos para receber vocês, estamos precisando muito dessa colaboração”, afirmou. Quando analisada juntamente com os números recentes de aposentadoria de servidores públicos federais, a comemoração da ministra faz ainda mais sentido. De acordo com o Painel Estatístico de Pessoal do Governo Federal, o Poder Executivo federal perdeu mais de 73 mil servidores entre 2016 e 2022, regredindo ao número de trabalhadores existente há 15 anos. A título de comparação, o CPNU dará acesso à 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos da Administração Pública Federal.

Para além de uma seleção tradicional, o CPNU observou critérios de democratização do acesso às vagas da administração pública, assim como ações afirmativas e reserva de vagas para indígenas, iniciativa até então inédita. A intenção era clara: trazer mais diversidade para a Administração Pública ou, como disse a ministra no lançamento do certame, “ter um serviço público com a cara do Brasil”. Apenas para aplicar a prova para mais de 970 mil candidatos em 228 cidades, foram necessários 215 mil colaboradores.

Se depender da história da Bruna Cardoso, bolsista do Programa Universidade para Todos, os objetivos do CPNU foram alcançados. Convocadaaaa ! Filha da classe trabalhadora, prounista e futura auditora fiscal do trabalho!”, comemorou. “Eu e minha família estamos profundamente emocionadas, porque essa conquista carrega uma trajetória de muita luta, dedicação e, acima de tudo, oportunidades que transformaram minha vida”, complementou Bruna.

Foram muitas as vibrações positivas com o fim da ansiedade pela divulgação dos resultados do concurso, mas também diversos candidatos tiveram dúvidas sobre a apresentação dos resultados. Como o certame é diferente de todos os concursos já realizados, já que possibilitou que os candidatos disputassem diferentes vagas, de acordo com a ordem de preferência indicada no momento da inscrição, foi necessária uma nova forma de organização e apresentação dos resultados.

 

Agência Gov

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress