O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu sua primeira entrevista desde que assumiu o cargo ao apresentador Sean Hannity, da emissora Fox News.
A conversa aconteceu no Salão Oval da Casa Branca e, na ocasião, Trump falou sobre seu retorno à presidência, fez críticas ao seu antecessor Joe Biden e disse estar empenhado em “recuperar” a grandeza do país.
Segundo o presidente americano, seu retorno político prova que as políticas e filosofias da “esquerda radical” nos últimos quatro anos foram “horríveis” e “não funcionam”.
Ele citou como obstáculos para o crescimento nacional as políticas do governo democrata de Biden, citando mais uma vez a inflação, a saída despreparada dos EUA do Afeganistão e o início das guerras entre Rússia e Ucrânia e Israel e Hamas.
“Com tudo isso dito, acho que meus dois mandatos são maiores. Acho que chegamos lá [na Casa Branca] bem na hora”.
Segundo o presidente, não será fácil solucionar os problemas que os americanos enfrentam nos últimos anos. Trump afirmou que levará tempo, dinheiro e esforço para resolver muitas questões do país, mas ele acredita que todos elas têm solução.
“Podemos recuperar nosso país. Mas se não ganhássemos essa corrida [as eleições], eu realmente acredito que nosso país estaria perdido para sempre”, declarou à Fox News.
Casos judiciais
Durante a conversa exibida na noite desta quarta-feira (22), Hannity perguntou a Trump se gostaria que o Departamento de Justiça (DOJ) investigasse seus adversários políticos, como Biden ou a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, que disputou eleições com ele em 2016.
Em resposta, o presidente disse que acha difícil argumentar que não deveriam ser investigados, citando sua própria experiência com processos judiciais.
“Passei por quatro anos de inferno. Gastei milhões de dólares em honorários legais e ganhei, mas fiz isso da maneira mais difícil. É muito difícil dizer que eles não deveriam passar pela mesma coisa”, declarou Trump.
Trump é o único presidente na história dos EUA a ter sido condenado em um caso criminal, neste caso um julgamento em Nova York envolvendo falsificação de documentos comerciais para ocultar pagamentos feitos à atriz pornô Stormy Daniels. Embora tenha sido condenado no processo, não foi multado, preso ou submetido a restrições à sua liberdade.
Os outros três processos criminais contra Trump foram suspensos, devido à tradição do Departamento de Justiça de não processar um presidente em exercício.
O líder da Casa Branca citou ainda os indultos de última hora concedidos por Biden a membros de sua família. “Esse cara [Biden] andou por aí dando perdões a todo mundo, e, você sabe, o engraçado – talvez o triste – é que ele não deu um perdão a si mesmo. E, se você olhar, tudo tinha a ver com ele”, disse Trump à Fox News.