Data e Hora

Por que Renato Paiva? Textor enumera razões para escolha de técnico

O acerto do Botafogo com o técnico Renato Paiva na quinta-feira (27), pouco antes do início da decisão da CONMEBOL Recopa, surpreendeu grande parte do mundo do futebol. O português não estava entre os profissionais especulados nos últimos dias, mas será o novo comandante. Em entrevista após a derrota para o Racing, John Textor, dono da SAF do Alvinegro, citou razões para a escolha e classificou o treinador como “nome certo”.

“Todo mundo sabe que eu passo muito tempo com meus amigos do Benfica. Eagle Football não foi nomeada por causa do Crystal Palace, mas sim porque eu pensava há algum tempo que compraria o Benfica, ao menos uma parte. Adoro a base deles, os seus técnicos, o jeito que podemos copiar seu estilo de jogo, sua estrutura, aqui no Botafogo”, iniciou, em zona mista, fazendo referência ao mascote do Benfica, uma águia, que em inglês se chama Eagle, mesmo nome do grupo do qual é dono. Paiva passou um bom tempo no time português.

“Se queremos jogar rápido, precisamos de jogadores que entendam suas posições e saibam onde seus companheiros estão. Assim você pode jogar de maneira esperta e rápida. É isso que gosto sobre este técnico. Também gosto que ele tenha passado muitos anos na base e, apesar das oportunidades que surgiram, não tenha subido. Precisamos construir aqui uma base de jovens que possa jogar no time principal, é assim que se monta um time sustentável”, seguiu.

“O técnico não só é muito qualificado, mas também conhece o Brasil. Gosto do que ele fez no Bahia, a maneira que ele os treinou. É o nome certo para o nosso projeto”, completou.

O novo treinador assistiu à final da Recopa direto do estádio Nilton Santos. A chegada do profissional encerra a espera da torcida por um substituto para Artur Jorge, cuja saída foi anunciada na primeira semana do mês de janeiro.

Paiva assumiu um cargo nas categorias de base do Benfica em 2004. Durante 16 anos, trabalhou no desenvolvimento de jovens talentos, passando por diversas categorias até assumir o comando do Benfica B em janeiro de 2019. Em determinado período, chegou a fazer um estágio no Barcelona com Pep Guardiola. Pelas suas mãos passaram jogadores como Rúben Dias, Ederson, Renato Sanches, João Félix, Bernardo Silva e João Cancelo.

Depois de trabalhar no Independiente del Valle, do Equador, e León, do México, assinou, em dezembro de 2022, com o Bahia. Ele conquistou o Campeonato Baiano de 2023. No entanto, após uma temporada marcada por altos e baixos e pressão da torcida, pediu demissão em setembro daquele ano.

Posteriormente, Paiva retornou ao futebol mexicano para dirigir o Toluca em dezembro de 2023, permanecendo no cargo até dezembro de 2024.

Desempregado, o treinador resolveu voltar ao Brasil e fixou residência no Rio de Janeiro. Agora, chega ao Botafogo com a missão de recolocar o atual campeão do Brasileirão e da Libertadores nos trilhos.

Próximos jogos do Botafogo

www.espn.com.br – FUTEBOL

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress