Data e Hora

Ratinho Junior é o governador mais bem avaliado do Sul e Sudeste

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), é o governador mais bem avaliado dentre todos das regiões Sul e Sudeste, aponta pesquisa divulgada pela Genial/Quaest nesta quinta-feira (27). O político tem 81% de aprovação dos paranaenses e bateu nomes como Eduardo Leite (com 62% de aprovação no Rio Grande do Sul) e Romeu Zema (também com 62% de aprovação em Minas Gerais).

Ratinho Junior manteve o alto índice de aprovação popular verificado pela mesma Genial/Quaest, há dois meses. Vale notar que a pesquisa não leva em consideração a performance de todos os governadores do país. Portanto, ficam fora do recorte outros nomes do Sul e Sudeste, como Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina, e Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo.

De acordo com o levantamento, Ratinho Junior se destaca em todas as áreas da gestão, com bons números em educação, geração de empregos e renda e atração de empresas. Na área da educação, por exemplo, ele obteve 66% de aprovação.

Esse dado está em linha com a nota que o estado recebeu no levantamento mais recente do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre 2021 e 2023, o Paraná aumentou de 4,8 para 4,9 a sua nota no ensino médio, incluindo as escolas públicas que estão sob gestão do estado.

Sobre o resultado positivo, o governador comentou à Gazeta do Povo: “A aprovação é mérito do povo do PR que ama trabalhar, respeita a ordem e tem o direito de ter serviços de qualidade no final do dia.”

Otimismo no Paraná

Além dos dados sobre o governador, a Genial/Quaest também avaliou o nível de otimismo dos paranaenses. Segundo a pesquisa, 78% do povo do PR acredita que o estado está melhor que os demais, indicando que são os mais otimistas dentre os brasileiros. Em seguida estão: goianos (75%), paulistas (60%) e mineiros (56%).

Outro ponto levantado é a eleição de um possível sucessor de Ratinho Junior ao cargo. O levantamento aponta que 67% dos paranaenses acreditam que o político merece eleger o sucessor que indicar; 23% acreditam que não e 10% disseram que não sabem ou não responderam à pergunta.

  • Metodologia: A pesquisa ouviu 1.644 pessoas em São Paulo; 1.482 em Minas Gerais; 1.400 no Rio de Janeiro; 1.400 no Rio Grande do Sul; 1.200 na Bahia, e 1.104 no Paraná, em Goiás e Pernambuco. As entrevistas foram realizadas entre os dias 19 e 23 de fevereiro.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas últimas eleições, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

República

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress