Um dos quatro reféns israelenses mortos, cujo corpo será entregue pelo Hamas nesta quinta-feira (29), foi identificado como Ohad Yahalomi. A informação foi divulgada nesta quarta-feira por meio do canal do Telegram da Brigada Al-Nasser Salah al-Deen, um grupo militante aliado do Hamas baseado em Gaza.
O corpo de Yahalomi faz parte da primeira fase do acordo de cessar-fogo entre Hamas e Israel, que prevê a devolução de quatro corpos.
Após a libertação de seis reféns israelenses e a entrega dos quatro corpos, Israel deveria ter libertado 620 prisioneiros e detidos palestinos no último sábado (24), incluindo 445 capturados em Gaza após o ataque do Hamas a Israel, em 7 de outubro de 2023.
No entanto, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou no domingo (25) que a libertação dos prisioneiros palestinos seria adiada até que estivesse garantida “a libertação dos próximos reféns, e sem cerimônias degradantes”. Israel acusou o Hamas de forçar os reféns libertados, após 16 meses de cativeiro, a subirem em um palanque para cumprimentar o público de Gaza e fazer discursos forçados.
Na terça-feira (27), o Hamas anunciou um novo acordo para a libertação dos prisioneiros palestinos que deveriam ter sido soltos, informando que a medida ocorrerá “simultaneamente” com a próxima devolução de corpos de reféns.
A primeira fase do cessar-fogo entre Hamas e Israel está prevista para terminar no sábado, 1º de março.
Leia Também: Israel se despede de Shiri Bibas e seus filhos em cerimônia comovente