Em entrevista exclusiva à ESPN, o ex-atacante Ronaldo montou seu top 10 dos maiores jogadores da história e discordou de Cristiano Ronaldo, que, em entrevista recente, afirmou que é o maior de todos os tempos.
No início de fevereiro, o português conversou com o canal espanhol La Sexta e se colocou em 1º lugar do ranking histórico, à frente de Pelé, Lionel Messi e Diego Maradona.
O “Fenômeno”, por sua vez, disse que respeita a opinião de CR7, apesar de não concordar com o hoje astro do Al Nassr, da Arábia Saudita.
Na conversa com a reportagem, R9 disse que Cristiano está, sim, no top 10 de todos os tempos da história do futebol, mas longe da 1ª colocação.
“Não gosto muito de entrar nesse mérito (dos maiores jogadores da história), acho que as pessoas têm uma autoestima muito grande. Prefiro que as pessoas falem do que eu fiz e do que eu fui do que falar de mim mesmo”, iniciou Ronaldo.
“O Cristiano Ronaldo tem uma história fantástica, conquistou tudo, fez gol de tudo quanto é jeito. Com certeza ele está entre os melhores da história. Agora, (ele ser) o melhor eu não concordo. Mas respeito a opinião dele… Diria que está no top 10 fácil”, apontou.
Na sequência, o “Fenômeno” tentou montar seu top 10 pessoal dos melhores de todos os tempos, enumerando uma mescla de brasileiros e estrangeiros.
Ronaldo exclusivo: assista à entrevista na íntegra no Youtube da ESPN Brasil:
Para o herói do Penta, só seu pódio é definitivo, com as outras posições sendo mais difíceis de definir.
“Pelé é o número 1, sem dúvida. Depois, vêm Messi e Maradona empatados juntos”, ressaltou.
“(Em seguida) Zico, Romário, Cristiano Ronaldo, Van Basten, Zidane, Figo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho… Uma série de jogadores. Tem muito craque nessa lista, e com certeza vou estar esquecendo alguns. Cada vez que me perguntam desse ranking, faço uma lista diferente. Só esses três primeiro é definitivo”, argumentou.
Questionado se Neymar, que retornou recentemente ao Santos, teria vaga na lista, R9 foi enfático ao dizer que sim.
Para Ronaldo, o atacante não ficaria em uma posição alta no ranking, mas entraria no seleto rol dos maiores da história.
“Neymar é um cracaço. Talvez falte a Copa do Mundo, mas conquistou Olimpíadas, quase tudo… Mas está no top 10 também, com certeza”, opinou.
“Não sei quantos eu falei, mas ele está, em 9º ou 10º, por aí… Toda essa galera aí está muito perto. Todos jogadores que citei você que tem características diferentes, por isso que o futebol é maravilhoso”, seguiu, ressaltando também que não gosta de se colocar na lista dos melhores de todos os tempos.
“É minha opinião, papo de boteco, mas (é um tema) que tem viralizado muito, pois tem vários ex-jogadores que querem se colocar nessa lista. Eu não me sinto confortável em me colocar, nem em fazer nessa lista, mas minha admiração por todos é gigante, assim como a contribuição deles para o futebol mundial”, finalizou.