O “efeito Neymar” já é sentido no Santos, e não apenas dentro de campo. Segundo estudos do IBOPE Repucom, o clube da Vila Belmiro registrou o maior crescimento mensal de um time brasileiro nas redes sociais, com mais de 7,1 milhões de novos seguidores em fevereiro.
O 2º colocado no ranking de maiores crescimentos de novos fãs foi o Flamengo, em julho de 2020, com 2,2 milhões.
O 3º é o Vasco, em março de 2022, com 1,9 milhão.
Essa disparada levou o Peixe a superar o São Paulo no ranking geral de seguidores, sendo o novo 4º colocado. O Palmeiras, 3º, soma 200 mil seguidores a mais neste momento.
Ainda de acordo com o mesmo estudo, o aumento do Santos superou o total de seguidores de 39 dos 50 maiores clubes do Brasil.
Os principais crescimentos aconteceram nas plataformas TikTok e Instagram, com subida de 85%.
“Para dimensionar o feito do clube, o número de novos seguidores acumulados em fevereiro até o momento supera o ganho total de todos os clubes de futebol no Brasil ao longo de 2024 e é mais de oito vezes superior ao resultado anual do Santos na temporada anterior”, cita o relatório do IBOPE Repucom.