O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (24) que seu plano de impor tarifas de 25% sobre exportações de México e Canadá está “indo adiante”.
“As tarifas estão indo adiante, sim”, respondeu o presidente americano ao ser perguntado durante uma entrevista coletiva na Casa Branca ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron.
Trump assinou a imposição de tarifas sobre México e Canadá, seus vizinhos e principais parceiros comerciais, mas adiou a entrada em vigor para 4 de março, depois que esses países concordaram em aumentar o controle das fronteiras para conter a imigração ilegal e os fluxos de fentanil.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, por exemplo, anunciou em 3 de fevereiro o envio de 10 mil membros da Guarda Nacional para a fronteira com os EUA em troca da pausa de um mês nas tarifas.
O secretário mexicano de Economia, Marcelo Ebrard, esteve em Washington na semana passada e se reuniu com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, com quem teve, segundo ele, um “diálogo construtivo”.
Já o Canadá busca uma coalizão com a Europa para enfrentar as tarifas de Trump. A ministra das Relações Exteriores, Mélanie Joly, disse nesta segunda-feira que está trabalhando para criar uma “coalizão” com os países europeus para apresentar uma frente comum contra a ameaça tarifária do presidente americano.
Joly, que está em viagem por Europa e África há mais de uma semana, disse em uma teleconferência com a imprensa canadense que essa coalizão precisa ser “capaz de lidar com a imprevisibilidade do presidente Trump”.
“É importante que os aliados sob essa ameaça trabalhem juntos e como uma coalizão com os mesmos tipos de contramedidas para responder às tarifas”, afirmou.
A ministra das Relações Exteriores do Canadá acrescentou que por isso, nos últimos 10 dias, teve compromissos em Paris, Munique e Bruxelas. A viagem, que também incluiu agenda em Johannesburgo, na África do Sul, para participar da reunião dos ministros das Relações Exteriores do G20, será concluída nesta terça-feira na capital britânica.