O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, negou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esteja isolado no governo Lula. Para Vianna, Haddad é o ministro que “tem feito a melhor entrega”.
“Não é que está isolado, eu acho que o senhor ministro tem feito, acho que a melhor entrega do nosso governo, fazer uma reforma tributária depois de mais de 20 anos, conseguir segurar a inflação pegando um Banco Central que estava lá engessado e fazendo com que a gente comece a modernizar [a economia]”, afirmou Viana em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (24).
“A minha opinião, e eu acho que assim, é um lado muito bom do nosso governo. Sinceramente, foi o Haddad até aqui, e o resultado está vindo”, completou.
De acordo com Vianna, o trabalho de Haddad tem ajudado no crescimento das exportações e na melhora da imagem internacional, o que, na avaliação do presidente da Apex, contribui para a atração de novos investimentos.
“Eu fui lá convidá-lo para fazer 2 fóruns de atração de investimento, um em Londres e outro em Nova Iorque, porque eu digo, agora a gente já tem o que falar, desmatamento caiu pela metade, inclusão social, um crescimento econômico 3 vezes maior do que a previsão de mercado, agora vamos atrair mais investimento para o Brasil, porque nós estamos precisando de ferrovia, de estrada, de portos”, relatou.
A avaliação da situação de Haddad no governo feita pelo presidente da Apex contrasta com outros diagnósticos feitos até por aliados.
Kassab disse que Haddad tem “ministério frágil”
“Eu tenho dito que o ministro Haddad teve bons projetos aprovados, mas que outros que são tão importantes quanto, ele não tem tido força para aprovar. Portanto, é um ministério frágil que não consegue aprovar as suas medidas”, disse em um evento na última sexta (21). No mês passado, disse que “um ministro da Economia fraco é sempre um péssimo indicativo”.