Mohamed Salah tem feito uma temporada de gala com a camisa do Liverpool, e sua atuação contra o Manchester City foi mais uma para marcar em sua história. Na vitória por 2 a 0 no Etihad Stadium, o egípcio anotou mais um gol e deu mais uma assistência.
A partida do camisa 11, porém, se torna ainda mais marcante por outro fator: os recordes alcançados. De acordo com o site Squawka, foram seis marcas quebradas ou igualadas pelo atacante no jogo.
A primeira diz respeito ao número de gols produzidos por Salah na Premier League: com 25 tentos e 16 assistências, ele chega em sua segunda temporada na liga tendo envolvimento em mais de 40 gols, algo que nenhum atleta fez antes.
Somando outros torneios, o egípcio ainda é o primeiro jogador em 2024/25 a conseguir ter produzido mais de 50 gols nas cinco grandes ligas da Europa.
Contra o City, o camisa 11 conseguiu balançar as redes e dar assistência a um companheiro pela 11ª partida na atual temporada. Nas principais competições europeias, o último a conseguir isso tinha sido Lionel Messi, pelo Barcelona, em 2014/15.
Salah ainda chegou a 16 assistências na atual temporada, cada vez mais perto do recorde de Thierry Henry, em 2003/04, e Kevin de Bruyne, em 2019/20. É, também, mais do que qualquer outro jogador do Liverpool já conseguiu no campeonato em um ano.
O egípcio também se tornou o primeiro jogador da história a marcar e dar assistência nos dois jogos de uma temporada contra o atual campeão inglês.
Para finalizar, o camisa 11 também é o primeiro a conseguir mais de 25 gols e mais de 15 assistências em uma mesma temporada de Premier League.
Com tantos recordes sendo quebrados (e muitos outros que ainda podem ser superados), muitos começam a se questionar se o ano de Salah já pode ser considerado o melhor de um jogador na história da Premier League. A resposta, apenas o tempo e o egípcio poderão dar.