De volta ao futebol brasileiro após mais de uma década, Neymar reencontrará um adversário que marcou sua passagem anterior pelo Santos. No primeiro clássico pela frente desde que voltou à Vila Belmiro, o craque visitará o Corinthians, na Neo Química Arena.
O duelo, válido pela 9ª rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista, terá bola rolando às 21h35 (de Brasília).
Mas mesmo com a projeção de um fora de série quando foi revelado pelo Santos, Neymar não teve vida fácil nos confrontos disputados contra o Corinthians, maior rival do Santos.
Foram 19 clássicos realizados pelo Menino da Vila na primeira passagem, com compromissos por Campeonato Paulista, Brasileiro e CONMEBOL Libertadores. E o time da capital saiu com a vantagem.
O Corinthians venceu o Santos em 8 oportunidades com Neymar em campo, com o craque levando a melhor em 6 jogos, além de 5 empates entre 2009 e 2013.
Os rivais alvinegros fizeram duas finais de Paulistão com o atacante como “arma” do Peixe, com um título para cada lado.
No primeiro deles, com Ronaldo em campo, o Menino da Vila amargou o vice em 2009. Dois anos depois e sendo decisivo, Neymar foi peça-chave na conquista do Estadual de 2011. E com direito a gol do título na grande final.
Corinthians e Santos se enfrentaram ainda na semifinal da Libertadores de 2012, quando o time da Baixada brigava pelo bi. No duelo, no entanto, o Timão levou a melhor e avançou para a final, que terminou com a conquista inédita da América.
Neymar ainda marcou 4 gols e deu 3 assistências em jogos contra o Corinthians.
Retrospecto de Neymar contra o Corinthians:
-
Jogos: 19
-
Vitórias: 6
-
Derrotas: 8
-
Empates: 5
Retrospecto de Neymar contra o Palmeiras:
-
Jogos: 12
-
Vitórias: 4
-
Derrotas: 5
-
Empates: 3
Retrospecto de Neymar contra o São Paulo:
-
Jogos: 11
-
Vitórias: 7
-
Derrotas: 3
-
Empate: 1