Acessibilidade
O melhor restaurante do mundo em 2024 é espanhol. Assim foi anunciado na madrugada desta quinta (6) em Las Vegas, onde o ranking The World’s 50 Best Restaurants, considerado o Oscar da gastronomia, coroou o Disfrutar, de Barcelona, no topo. Essa é a primeira vez em nove anos que uma casa espanhola conquista tal feito.
Com três estrelas Michelin, o Disfrutar é comandado pelos chefs Eduard Xatruch, Oriol Castro e Mateu Casañas e é conhecido mundialmente por sua ousadia e criatividade. “A combinação de pratos brilhantemente imaginativos, domínio técnico insuperável e apresentação divertida resulta na experiência gastronômica de uma vida”, descreve o 50 Best. Por lá, são servidos dois tipos de menu degustação, cada um com cerca de 30 pratos cada.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Enquanto isso, o Brasil teve um resultado agridoce na lista. O paulistano A Casa do Porco caiu 15 posições desde o ano passado (depois de ter sido alçado ao posto de 7º melhor restaurante do mundo em 2022) e agora está na 27ª colocação, ao mesmo tempo em que a chef da casa, Janaína Torres, ganhou o título de melhor chef feminina do mundo em 2024 pela premiação.
Já o carioca Oteque, de Alberto Landgraf, subiu nada menos do que 39 posições de 2023 para 2024, agora ocupando o 37º lugar no ranking. Os dois são os únicos brasileiros entre os 50 melhores. Na versão extendida, que elege o top 100, o também carioca Lasai manteve-se na 58ª posição.
Mais outro nome brasileiro teve destaque na edição deste ano: o chef João Diamante ganhou o prêmio “Champions of Change” 2024, dado pelo 50 Best em reconhecimento ao seu papel como agente transformador. João está desde 2016 à frente do projeto social “Diamantes na Cozinha”, dedicado a promover cursos gratuitos relacionados à área de alimentação para moradores em situação de vulnerabilidade do Rio de Janeiro.
50 BEST 2024: TOP 10 MELHORES RESTAURANTES DO MUNDO
-
1º lugar: Disfrutar – Barcelona, Espanha
-
2º lugar: Asador Etxebarri – Atxondo, Espanha
-
3º lugar: Table by Bruno Verjus – Paris, França
-
4º lugar: Diverxo – Madri, Espanha
-
-
5º lugar: Maido – Lima, Peru
-
6º lugar: Atomix – Nova York, EUA
-
7º lugar: Quintonil – Cidade do México, México
-
8º lugar: Alchemist – Copenhague, Dinamarca
-
9º lugar: Gaggan Anand – Bangkok, Tailândia
-
10º lugar: Don Julio – Buenos Aires, Argentina
1º lugar: Disfrutar – Barcelona, Espanha
Leia também:
AMÉRICA LATINA EM DESTAQUE
No ano passado, o prêmio máximo do World’s 50 Best foi dado ao peruano Central, dos chefs Virgillio Martínez e Pía Léon – hoje parte da galeria de ícones da gastronomia, seguindo a regra de que o 1º lugar do ranking não pode mais ser repetido. Essa foi a primeira vitória de um restaurante latino na história da lista, que existe desde 2002.
Mas a América Latina segue em destaque. O também peruano Maido subiu uma posição no top 10 e foi eleito o 5º melhor restaurante do mundo, seguido pelo mexicano Quintonil (em 7º) e o argentino Don Julio (10º). A casa de parrilla em Buenos Aires subiu nove colocações e já foi eleita duas vezes seguidas como o Melhor Restaurante de Carnes do Mundo pelo ranking World’s 101 Best Steak Restaurants. Ela ainda ganhou este ano o prêmio de Melhor Sommelier, entregue a Pablo Rivero pelo seu trabalho com uma adega de 14 mil rótulos.
A chef Pía, do Central, ainda comanda o moderno restaurante Kjolle, que este ano avançou 12 posições no ranking mundial, ficando em 16º lugar.
Veja a lista completa no site oficial do The World’s 50 Best Restaurants
Leia também: