O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, declarou nesta sexta-feira (7) que a ideia do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre anexar o Canadá “é uma coisa real”.
Segundo informações da CNN, Trudeau deu tal declaração durante um encontro privado com empresários no Canada-US Economic Summit, realizado em Toronto. De acordo com a emissora americana, a fala de Trudeau dizendo que a ideia de Trump sobre anexar o Canadá era “real” foi captada enquanto um microfone estava ativado. Segundo a BBC, Trudeau falava sobre o desejo dos EUA em acessar os minerais canadenses quando disse que “o senhor Trump tem em mente que a maneira mais fácil de fazer isso é absorvendo nosso país, e isso é uma coisa real”. A fala do premiê foi cortada logo em seguida.
A CNN disse que duas fontes que participaram dessa reunião confirmaram a declaração de Trudeau.
A fala de primeiro-ministro ocorre após a disputa comercial entre os dois países. Na semana passada, Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 25% sobre a maioria dos produtos canadenses importados pelos EUA. Para reverter a situação, Trudeau manteve uma conversa direta com Trump e concordou em reforçar medidas de segurança na fronteira canadense, uma reivindicação do republicano. Como resultado, o governo Trump suspendeu temporariamente a aplicação das tarifas por pelo menos um mês. Entre os compromissos assumidos pelo Canadá, estão a implementação de um plano de US$ 1,3 bilhão para a segurança fronteiriça, a nomeação de um “czar do fentanil” e a classificação de cartéis como grupos terroristas.