A ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, afirmou nesta terça-feira (21) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode falar “o que quiser”. Rocha destacou que a diplomacia brasileira trabalhará para encontrar convergências na relação com o governo americano.
“O presidente Trump pode falar o que ele quiser, ele é presidente eleito nos Estados Unidos… Nós vamos analisar cada passo das decisões que forem sendo tomadas pelo novo governo, mas acredito que, como somos um povo que tem fé na vida, tudo vai dar certo sempre”, ressaltou a ministra interina a jornalistas.
Ela foi questionada sobre as declarações de Trump feitas após a cerimônia de posse nesta segunda (20). Na ocasião, ele comentou que os EUA “não precisam” do Brasil e dos países da América Latina.
“[A relação é] ótima, deve ser ótima. Eles precisam da gente muito mais do que precisamos deles. Nós não precisamos deles, eles precisam de nós. Todos precisam de nós”, afirmou.
Rocha assumiu o Itamaraty enquanto o ministro Mauro Vieira cumpre agenda em sete países da Comunidade do Caribe (Caricom) para a preparação da Cúpula Brasil-Caribe, marcada para 13 de junho, em Brasília. O ministro visitará Trinidad e Tobago, Granada, Barbados, Antígua e Barbuda, Jamaica e Bahamas.
Além disso, Vieira viajará para Cuba, nesta sexta (24), para “averiguar possibilidades de cooperação, na esteira de desastres naturais”, e de “ampliação e diversificação dos fluxos comerciais com o país”.