Em postagem em suas redes sociais, o técnico Vanderlei Luxemburgo criticou fala do lateral/zagueiro Danilo, do Flamengo, sobre o técnico Filipe Luís.
Em entrevista ao Sportv após a vitória do Rubro-Negro sobre a Portuguesa-RJ, na última quarta-feira (5), Danilo afirmou que o futebol nacional voltará a ter uma “crescente” a partir do momento em que for dado “espaço” a “treinadores jovens e estudiosos”, como o atual comandante flamenguista.
“Acho que o futebol brasileiro vai sempre seguir essa crescente a partir do momento que tiver espaço para treinadores jovens e estudiosos. (Filipe Luís) É um treinador que sabe que tem que evoluir, mas que trabalha e estuda diariamente”, argumentou.
Luxa, porém, rebateu a opinião do defensor e disse que jovens treinadores não devem ganhar chances apenas pela idade, mas sim “mostrando que são competentes”.
O multicampeão brasileiro ainda pediu para Danilo não “esquecer a história do futebol brasileiro” e citou treinadores de renome para exemplificar seu ponto.
Veja o desabafo de Luxemburgo:
Agora eu vou falar para o Danilo, que não tive o prazer de conhecer pessoalmente, de treiná-lo. Ele tem 33 anos e eu tenho uma história longa no futebol. São 11 anos como jogador e anos e anos como treinador.
Tenho 72 anos, 58 de futebol entre jogar e treinar. Danilo, tudo bem, amigo? Parabéns pela conquista, já chegou no Flamengo ganhando. Só tem uma coisa que não gostei da tua fala. Filipe Luís está começando a carreira e maravilhosamente bem. Eu também comecei a carreira do jeito que ele está começando.
Nós temos que ter oportunidade, não temos que dar oportunidade para o jovem. O jovem tem que buscar a oportunidade mostrando que ele é competente. Quantos outros treinadores jovens tiveram oportunidade e não aconteceu nada? Então, quando você fala que tem que começar, o Brasil vai ter uma crescente no futebol, que tem que começar a lançar treinadores jovens, você esquece da história do futebol brasileiro.
Esquece a história de grandes treinadores como Telê Santana, Zagallo, Rubens Minelli, Ênio Andrade e vai por aí a fora.
Então, eu sou professor de educação física, sou formado, eu estudei, estudo futebol até hoje e aprendo a cada dia. Só queria dar esse recado a você, porque parece que o futebol começou há 30 anos.
O futebol é longêvo, tem muitos anos. Flamengo teve peito, o Flamengo é dessa forma. Pega ex-jogador e coloca como técnico. Carpegiani, Jayme, Andrade, eu. Bota para ser treinador. A competência pertence a eles.
Então, está infestado de treinadores estrangeiros e cerceando o direito dos jovens. Queria mandar um abraço para você e parabéns pela conquista do campeonato.