Data e Hora

Crítico de Putin, músico morre ao cair da janela de um prédio

Um músico morreu ao cair da janela do décimo andar de seu apartamento em São Petersburgo enquanto estava sob investigação de autoridades do regime de Vladimir Putin por ter doado dinheiro às Forças Armadas da Ucrânia.

Segundo informações da imprensa internacional, o russo Vadim Stroykin, de 58 anos, que foi formado na Inglaterra, estava sendo alvo de um processo do Kremlin por “participação em organização terrorista”, como o regime russo classifica opositores que supostamente colaboram com a Ucrânia, conforme apontaram veículos da imprensa do país nesta quinta-feira (6). O caso de Stroykin, que criticou a guerra contra os ucranianos em 2022, se soma a uma série de mortes suspeitas de figuras públicas na Rússia desde o início da invasão ao país vizinho.

Segundo o portal russo Fontanka, policiais realizaram uma busca no apartamento de Stroykin nesta quarta-feira (5), no bairro de Admiralteysky, em São Petersburgo.

“Ele foi visto vivo pela última vez no 10º andar, quando entrou na cozinha para beber água”, relatou o site, citando informações das autoridades. Logo em seguida, o músico teria “aberto a janela apressadamente e cometido o ato irreversível [suicídio]”, de acordo com o canal do Telegram Mash, que tem ligações com os serviços de segurança da Rússia.

As circunstâncias exatas da morte ainda não foram confirmadas de forma independente.

Investigação

O jornal Komsomolskaya Pravda, alinhado ao Kremlin, informou que um inquérito preliminar foi aberto para apurar as circunstâncias da queda. De acordo com a legislação russa, Stroykin poderia enfrentar até 20 anos de prisão caso fosse condenado por envolvimento com uma “organização terrorista”.

Segundo o The Moscow Times, Stroykin fez carreira na música e no rádio, sendo apresentador do programa “Antologia da Canção do Autor”, na filial de Yekaterinburg da rádio Ekho Moskvy, fechada pelo regime de Moscou em 2022. Além da música, ele chegou a fundar uma agência de viagens e nos últimos anos se dedicava ao ensino de violão em São Petersburgo.

Mortes misteriosas

Nos últimos anos, diversos empresários, autoridades e figuras ligadas ao regime de Putin sofreram quedas misteriosas. Um dos casos mais notórios foi o de Ravil Maganov, presidente da gigante petrolífera Lukoil, que caiu do sexto andar do Hospital Clínico Central de Moscou em agosto de 2022. Outro episódio envolveu a chefe do setor financeiro do Ministério da Defesa, Marina Yankina, que caiu do 16º andar de um prédio em São Petersburgo em 2023.

Em outubro de 2024, o ex-vice-presidente da petrolífera Yukos, Mikhail Rogachev, morreu após cair do décimo andar de um prédio em Moscou. Relatórios iniciais sugeriam suicídio, mas amigos e familiares contestaram essa versão, alegando que ele estava muito bem e feliz antes de sua morte.

Mundo

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress