O dia que todo torcedor do Santos esperava chegou. Nesta quarta-feira (5), quase 12 anos depois de sua partida, Neymar voltará a vestir a camisa do Peixe e fará sua reestreia contra o Botafogo-SP, às 21h35 (de Brasília), pelo Campeonato Paulista.
Em sua primeira passagem, Ney atuou em 225 jogos e anotou 136 gols, além de conquistar uma CONMEBOL Libertadores, uma Copa do Brasil, três Paulistas e uma CONMEBOL Recopa. Agora, o camisa 10 vai em busca de novas conquistas.
Só que Neymar, claro, não é o primeiro ídolo do futebol brasileiro a retornar ao país. Assim como ele, muitos outros grandes jogadores fizeram o mesmo caminho. E vários conseguiram estreias marcantes nas voltas.
O ESPN.com.br separou 10 nomes que voltaram ao Brasil nos últimos 30 anos e contou como foram suas estreias pelos novos (ou nem tão novos) clubes.
Romário – Flamengo em 1995
Um dos grandes retornos de jogadores ao futebol brasileiro ocorreu no início de 1995, quando o então melhor do mundo Romário topou o desafio de se mudar para o Flamengo, ficando mais perto da família, dos amigos e do estilo de vida carioca.
Sua estreia ocorreu em 12 de fevereiro de 1995, em um clássico contra o Fluminense. Quase 100 mil pessoas foram ao Maracanã, mas o placar acabou sendo decepcionante: um 0 a 0 sem muitas emoções.
Raí – São Paulo em 1998
A volta de Raí ao São Paulo foi uma das mais triunfais dessa lista. Herói nas Libertadores de 1992 e 93 e no Mundial de 92, o meia retornou ao clube em maio de 1998, entre as finais do Paulistão contra o Corinthians. Na ida, 2 a 1 para o Timão.
Raí, então, foi regularizado a tempo de disputar a partida decisiva e, logo nos primeiros minutos, abriu o placar, sendo preponderante na vitória por 3 a 1 que deu o título ao Tricolor. Também deu assistência para um dos gols de França.
Edmundo – Vasco em 1999
Protagonista no Brasileirão de 1997, Edmundo retornou ao Vasco um ano e meio depois de sua partida depois de deixar a Fiorentina muito criticado. E a primeira impressão foi a melhor possível.
Na final da Taça Rio, então segundo turno do Campeonato Carioca, contra o Flamengo, seus dois gols deram a taça ao Cruzmaltino. Na grande decisão, porém, o Rubro-Negro ficou com o título.
Adriano – São Paulo em 2008 e Flamengo em 2009
Adriano, não satisfeito com um, teve dois grandes retornos ao Brasil. O primeiro ocorreu em 2008, quando veio por empréstimo de seis meses para o São Paulo. Contra o Guaratinguetá, seus dois gols deixaram a torcida eufórica com o Imperador, que garantiu “sozinho” a vitória por 2 a 1.
No ano seguinte, já no Brasileirão, o atacante voltou para “casa”, vestindo novamente a camisa do Flamengo e marcando na vitória sobre o Athletico-PR. O camisa 10 seria importantíssimo na arrancada pelo título nacional naquele ano.
Ronaldo – Corinthians em 2009
Ronaldo teve sua volta triunfal ao futebol brasileiro em 2009, quando aceitou a proposta do Corinthians para ser o grande nome na retomada do clube após a Série B. Apesar de muitos lembrarem de seu primeiro gol contra o Palmeiras, sua estreia ocorreu na mesma semana, mas antes.
Pela Copa do Brasil, o camisa 9 entrou em campo contra o Itumbiara. O Timão saiu com a vitória, mas o Fenômeno passou em branco pela partida.
Fred – Fluminense em 2009
A passagem de Fred pelo Fluminense foi marcada por alguns títulos importantíssimos e uma idolatria histórica. E tudo começou de forma que animou (e muito) os torcedores do Tricolor.
Contra o Macaé, o Flu saiu atrás do placar ainda no primeiro tempo contra o Macaé e sofria no Maracanã para buscar a virada. ‘Don’ Fredón entrou em ação, então, anotando dois gols e garantindo a vitória por 3 a 1.
Ronaldinho Gaúcho – Flamengo em 2011
Depois de uma longa novela, o Flamengo venceu a concorrência por Ronaldinho Gaúcho, e o Bruxo estreou no início de fevereiro de 2011, em partida que contou com o Engenhão lotado.
O adversário era o Nova Iguaçu, e a torcida preparou até mesmo mosaico de “Bem-vindo” para o craque. Sua atuação, porém, foi apagada, e o atacante Wanderley foi o autor do gol da vitória por 1 a 0.
Juninho Pernambucano – Vasco em 2011
Um dos grandes ídolos da história do Vasco, Juninho Pernambucano retornou ao clube e julho de 2011 – e teve uma estreia quase perfeita.
No Pacaembu, em duelo direto na briga pelo título do Brasileiro, o Cruzmaltino encarava o Corinthians. Aos dois minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta de quase 35m de distância, o meio-campista bateu com maestria e abriu o placar. O jogo só não foi melhor porque o Timão buscou a virada depois.
Gabigol – Santos em 2018
Último grande nome a fechar com o Santos, Gabigol voltou depois de um ano e meio na Europa para o clube que tinha lhe revelado por empréstimo de uma temporada no Peixe.
Seu retorno oficial ocorreu em fevereiro de 2018, pelo Paulista, contra a Ferroviária. O centroavante deixou sua marca, mas a partida terminou empatada em 2 a 2 em Araraquara.
Marcelo – Fluminense em 2023
Muitos se lembram da primeira imagem de Marcelo pelo Fluminense ser o gol anotado na final do Carioca sobre o Flamengo. Antes disso, porém, o camisa 12 teve outra atuação importante pelo Tricolor.
No meio daquela semana, o Flu viajou até Lima para estrear na Libertadores contra o Sporting Cristal. Mesmo sem gols ou assistência, Marcelo foi importante com um passe de trivela magistral que abriu a jogada do gol da virada no duelo.