O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (4) que visitará Israel, Arábia Saudita e a Faixa de Gaza, ressaltando que foi convidado para “todos os lugares” do Oriente Médio.
“Eu amo Israel, visitarei Israel. Visitarei Gaza, visitarei a Arábia Saudita e visitarei outros lugares no Oriente Médio”, disse o presidente em uma entrevista coletiva após se reunir com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Trump afirmou que, apesar de ter sido convidado para “todos os lugares”, ele visitará alguns países da região, embora não tenha especificado quais, nem quando.
O presidente dos EUA referiu-se ao Oriente Médio como “um lugar incrível, tão vibrante, tão bonito, com pessoas maravilhosas”, mas no qual, segundo ele, “houve muita liderança ruim”.
“Nunca deveríamos ter entrado lá no passado, gastamos trilhões de dólares e causamos muitas mortes, inclusive de americanos”, disse.
Mais cedo, nesta terça-feira, Trump afirmou que os EUA iriam “assumir o controle” e liderar a reconstrução da Faixa de Gaza, retirando todas as bombas que não explodiram e escombros de edifícios destruídos.
Trump disse que o redesenvolvimento da Faixa de Gaza, que os palestinos reivindicam como parte de um futuro Estado, “poderia ser o início de uma paz mais ampla e duradoura que acabe com o derramamento de sangue e a violência de uma vez por todas”.