Data e Hora

Lula sinaliza a Alcolumbre que vai destravar exploração da Margem Equatorial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou ao novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que destravará a exploração de petróleo na região da chamada Margem Equatorial que está exatamente no litoral do Amapá, terra do senador.

O bloco é o que está sob análise e polêmica junto ao Ibama e ao Ministério do Meio Ambiente de Marina Silva, por se localizar na área da foz do Rio Amazonas. A exploração está travada desde o ano passado por sucessivos pedidos de informações para se liberar a licença ambiental para a abertura de um poço de teste, para atestar a viabilidade e a qualidade do óleo disponível

A exploração da Margem Equatorial, que já tem poços abertos em parte da costa do Nordeste, é estratégica para a Petrobras manter os altos estoques de petróleo para o futuro, com o esgotamento das jazidas já extraídas. Com isso, municípios do Amapá, terra de Alcolumbre, receberão royalties bilionários pela exploração – assim como já ocorre na vizinha Guiana Francesa.

A expectativa é de que as jazidas nesta região tenham um potencial tão grande como o petróleo do pré-sal, já explorado em outras partes do país. No entanto, por conta da localização na foz do Rio Amazonas – mas, ainda assim, bastante distante, a 540 quilômetros – a exploração está travada por questões ambientais,

Lula pretende destravar a exploração destes poços ainda neste primeiro semestre, para ficar o mais distante possível da COP 30 de Belém, em novembro. Isso porque a extração de petróleo – que é um combustível fóssil – pode levar o Brasil a ser visto com desconfiança por pregar a liderança mundial na transição energética, uma das principais bandeiras do presidente.

“Se explorar esse petróleo tiver problemas para a Amazônia, certamente não será explorado. Mas eu acho difícil, porque é 530 km de distância da Amazônia. Mas eu só posso saber quando eu chegar lá”, disse Lula em maio do ano passado.

Já em novembro, em uma reunião com políticos do Amazonas, Lula reiterou a intenção de perfurar na região: “o presidente disse que vai também realizar essa obra importante. Nós estamos perdendo muito petróleo para a Guiana francesa, que está absorvendo esse petróleo. Isso é um campo só”, disse o senador Omaz Aziz (PSD-AM) após a reunião.

“Ele apenas disse que os estudos estão acontecendo e de que o governo deverá licenciar a área para poder fazer as prospecções de exploração e de pesquisa na região da faixa equatorial”, emendou o senador Eduardo Braga (MDB-AM).

Além dos políticos e do próprio presidente, o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, também já declararam publicamente a favor da exploração.

República

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o segundo mandato do prefeito de Matupá, Bruno Mena?

Este levantamento reflete apenas a opinião espontânea dos leitores do Matupá On-line.
É permitida apenas uma votação por IP, e os resultados não têm valor científico ou caráter de pesquisa oficial.

Agradecemos pela participação!
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

plugins premium WordPress