Na sessão de abertura do ano legislativo, o novo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), enfatizou a importância da harmonia entre os Três Poderes e do trabalho conjunto em prol do interesse público. Em seu discurso, Motta ressaltou que “o trabalho conjunto dos Três Poderes, independentes e harmônicos entre si, está no cerne do regime político do país. Está no cerne da democracia que devemos todos venerar e defender”.
Motta destacou a necessidade de manter a independência dos Poderes, com respeito às atribuições constitucionais de cada um, sem fazer referência ao Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com o parlamentar, os desafios enfrentados pelo país exigem esforço e dedicação. “Nada realmente de valor é construído neste mundo sem esforço”, declarou. Ele destacou a importância do Parlamento na aprovação de proposições fundamentais para a superação dos problemas nacionais e para garantir avanços em áreas essenciais como economia, trabalho, segurança, saúde e educação.
No discurso, o presidente da Câmara também abordou a pluralidade de ideias no Congresso e a necessidade de construir consensos. “Penso que o nosso esforço como parlamentares deve articular os diferentes pontos de vista por meio de discussões francas dentro do Congresso Nacional”, disse.
Motta demonstrou otimismo com o futuro do país e ressaltou os avanços na estabilidade jurídica e econômica. “Graças ao entendimento das forças políticas, aprovamos no Congresso matérias muito relevantes para pavimentar a criação de uma sociedade moderna, inclusiva e aberta ao diálogo internacional”, afirmou.
Por fim, ele agradeceu a confiança dos parlamentares que o elegeram para presidir a Câmara pelos próximos dois anos e prometeu dedicação integral à função. “Estou confiante de que, com a colaboração de todos e todas os parlamentares, seremos vitoriosos e entregaremos um bom trabalho para a nação e para o povo brasileiro”, concluiu.
A sessão de abertura do ano legislativo contou com a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que presidiu os trabalhos; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; e o 1º secretário das Mesas da Câmara e do Congresso, deputado Carlos Veras (PT-PE).
Também esteve presente o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que levou a mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a abertura do ano legislativoque foi lida pelo 1º secretário das Mesas da Câmara e do Congresso, deputado Carlos Veras (PT-PE).