Ainda sem Neymar, o Santos contou com a estrela de Guilherme para vencer o São Paulo, por 3 a 1, de virada, na Vila Belmiro. O clássico realizado neste sábado (1) foi válido pela sexta rodada do Campeonato Paulista.
Na despedida da camisa 10, que vai para Neymar, Guilherme marcou dois gols – o primeiro foi o de 13 mil na história do Santos – e chegou aos sete, se isolando ainda mais na artilharia do Paulistão.
O clássico deste sábado (1) começou com 45 minutos de atraso devido as fortes chuvas que caíram na cidade de Santos. O gramado foi castigado e a partida começou ainda com muitas poças d’água.
A vitória depois de quatro jogos, sendo três derrotas seguidas, colocaram o Santos na vice-liderança do Grupo B, com os mesmos sete pontos do líder Guarani, que recebe o Palmeiras no domingo (2). Já o São Paulo perdeu a invencibilidade, mas segue líder do Grupo C, com 10 pontos.
A partida
O clássico começou quente e Pedro Caixinha foi expulso logo aos seis minutos por reclamar da arbitragem. Na sequência, quase gol do São Paulo. Luciano tabelou com Calleri e saiu na cara de Gabriel Brazão, mas chutou fraco e sem direção.
As poças d’água dificultavam a troca de passe dos dois times. No primeiro lance polêmico, os jogadores do Santos reclamaram de um pênalti não marcado de Sabino em Leo Godoy após disputa dentro da área. A pressão, que já era grande da torcida santista, aumentou aos 34 minutos.
Calleri escapou da marcação de Luan Peres e cruzou rasteiro para Lucas Moura, que dominou e finalizou forte. A bola ainda bateu em Gabriel Brazão antes de entrar.
Mas a alegria tricolor durou até os 41 minutos. Gabriel Bontempo chutou cruzado e Guilherme, quase em cima da linha, completou. O gol foi validado três minutos depois pelo VAR, que analisou impedimento do camisa 10 na origem do lance.
O São Paulo voltou do intervalo em cima e assustou em chute colocado de Luciano, mas quem marcou foi o Santos. Aos oito minutos, Gabriel Bontempo recebeu na área e chutou cruzado para fazer seu primeiro gol como profissional.
Com espaço depois do Tricolor ir para o ataque em busca do empate, o Peixe fez o terceiro aos 28 minutos. Guilherme recebeu passe preciso de Pituca e chutou rasteiro na saída de Rafael. O São Paulo quase diminuiu na sequência. Luciano fez fila na defesa santista, driblou Gabriel Brazão e só não marcou um golaço porque Kevyson tirou em cima da linha.
A partida seguiu sem maiores emoções até o apito final do árbitro, para festa dos torcedores presentes na Vila Belmiro.
Classificação no Paulistão:
-
Santos: 2º colocado do Grupo B, com 7 pontos
-
São Paulo: 1º colocado do Grupo C, com 10 pontos