O PSDB anunciou neste sábado (1º) a filiação de dois senadores egressos do Podemos: Styvenson Valentim (RN) e Oriovisto Guimarães (PR). O partido, que ocupava apenas uma cadeira no Senado, agora conta com três representantes e volta a ter direito a uma estrutura de liderança na Casa.
Com três senadores (todos com perfil de oposição ao governo Lula), os tucanos também garantem representação nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE), consideradas as mais importantes do Senado. A função de líder será exercida por Plínio Valério (AM), único senador da legenda desde março de 2024, quando Izalci Lucas (DF) trocou o PSDB pelo PL.
“Oriovisto tem o perfil do PSDB: um empresário de sucesso na área da educação, que tem contribuído com projetos importantes no Senado, especialmente na área econômica. Styvenson também será uma grande aquisição para o partido, com sua expertise em segurança pública e seu trabalho dedicado à população potiguar”, disse Valério para o site Congresso em Foco.
As novas filiações foram anunciadas em meio a discussões sobre uma possível fusão do PSDB com o PSD ou o MDB. Plínio Valério, no entanto, faz parte de uma ala contrária à extinção da sigla.