Faleceu o general e ex-comandante do Exército Glauber Vieira, aos 91 anos de idade, conforme informou a comunicação da Força. Vieira também foi ministro do Exército durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso, posto que deixou de existir em 1999.
A pasta foi extinta para a criação do Ministério da Justiça. De 1999 até 2003, ano em que FHC deixou o Palácio do Planalto e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu para seu primeiro mandato, Glauber Vieira ocupou o posto de comandante do Exército, sendo o primeiro comandante da Força.
“Sua carreira militar foi marcada por notáveis realizações, fruto de suas iniciativas visionárias. Durante seu Comando, o Brasil intensificou a participação de missões de paz da ONU, como as operações em Moçambique e em Angola”, informa a nota de pesar do Comando Militar do Leste.
Ainda de acordo com o comunicado, Vieira também foi o responsável por importantes mudanças institucionais, como a inclusão de mulheres nos colégios militares, no Instituto Militar de Engenharia e na Escola de Saúde do Exército. Glauber Vieira nasceu no Rio de Janeiro em 1993 e foi declarado aspirante a oficial de artilharia na Academia Militar das Agulhas Negras em 1954.